Sem tempo a perder!
Imagem ilustrativa.
Será que tem como as coisas serem mais "rápidas", ou isso é modinha?
GRACIELA PELEGRINI | Parece que estamos sempre atrasados, que não temos tempo a perder, queremos fazer tudo, e logo. Pois é, neste artigo, eu vou te provar que cada vez mais estamos com mais pressa, e que isso não é modinha.
Você conhece alguém que não pule anúncios do Youtube? Conhece alguém que acabou assinando Spotify só porque não podia "perder tempo" escutando propagandas? Pois bem, antigamente nos canais de TV aberta, para assistir a um "capítulo da novela", éramos obrigados a assistir quatro ou cinco minutos de comercial; e não, não tínhamos a opção de pular anúncio ou de assinar aquele canal para não ter que "perder" quatro preciosos minutos com intervalo comercial. Talvez por isso, a TV aberta está a um bom tempo em queda livre.
Se você é de uma geração não tão moderna quanto a Geração Z, que já nasceu conectada, certamente viveu a era da internet discada, e ter de esperar até a meia noite para acessar. Dado esse horário, bastava pressionar algumas teclas, esperar a chiadeira dos modems até a conexão estabilizar, o que demorava de 30 a 60 segundos, para finalmente estar conectado. Navegar na web naquela época era um verdadeiro teste de paciência, esperar cada página carregar… Mas, pera aí! Hoje, se uma página demora cinco segundos para carregar já achamos que tem problema no provedor! Não conseguimos assistir a um vídeo no Youtube sem pular anúncios, estamos cada dia mais impacientes, não suportamos esperar. Aí eu te pergunto: ficamos mais impacientes? Estamos com o tempo mais curto?
Pois é, uma coisa que toda a conectividade da internet trouxe junto, foi uma ansiedade e um senso de pressa absurdo; hoje, não necessariamente, somos mais ocupados do que antigamente. O que aconteceu foi uma mudança do nosso padrão de referência, nós experimentamos e nos acostumamos com rapidez e agilidade, daí fica muito difícil retroceder, não é mesmo? Tem uma frase que eu gosto muito que diz: ‘Paladar não retrocede!’. Parece óbvio, mas ainda mais óbvio que isso é o fato de que a agilidade deve ser uma busca constante por quem quer inovar. Digo isso porque acredito que se você é uma pessoa que busca constantes inovações, pequeno empresário, autônomo ou simplesmente um profissional liberal isso deveria ser seu norte. As big techs sabem disso e, cada vez mais, inovações surgem com o intuito de demonstrar agilidade para o lado do cliente. Hoje, para conquistar um cliente é preciso mais do que um bom produto, é preciso minimizar o tempo gasto pelo cliente para ter acesso a esse produto.
Toda semana vemos notícias de grandes empresas como Mercado Livre, Amazon, Americanas abrindo novos centro de distribuições, comprando aviões para agilizar as entregas, e sabe por quê? Porque eles entendem que o diferencial entre um cliente escolher o produto deles, ou do concorrente pode ser horas de diferença na entrega. Até as compras da China já estão chegando mais rápido; afinal de contas, não basta ter um produto bom e barato, a agilidade é peça fundamental nesse jogo.
Agora você deve estar questionando o que vem pela frente! Será que tem como as coisas serem mais "rápidas", ou isso é modinha? A busca constante pela agilidade e rapidez não é algo passageiro, é uma tendência que toda empresa ou pessoa que quer se manter no mercado devem seguir. Sim, vem muita coisa pela frente, nossos próximos anos serão marcados por ainda mais velocidade, ou você esqueceu que a internet 5G está chegando e vamos passar de uma latência (tempo de resposta) de 80 milissegundos na 4G para cerca de 1 milissegundos da 5G?
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!