Sindicato e internautas rebatem as críticas do deputado Jacó

Imagem: internet.

Na tarde desta quarta-feira (24), o STTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Gentio do Ouro reagiu à declaração do deputado Mário Jacó (PT), sobre a cobrança de taxas indevidas e abusivas dos seus associados. O parlamentar utilizou a Tribuna na Assembleia Legislativa para disparar também contra a gestão do prefeito Robério Cunha.

Em nota, o Pólo Sindical dos Trabalhadores Rurais da Região de Irecê afirmou que o Deputado “prestou o triste papel de menino de recado dos seus cabos eleitorais do município de Gentio do Ouro”.

Nas Redes Sociais, internautas e correligionários do grupo político do prefeito de Gentio do Ouro também rebateram as críticas. No Facebook, Guilherme Gomes, morador do Distrito de Itajubaquara revidou: 

“Gestão ruim? É isso mesmo que li? Vindo de um Deputado que apresentou um projeto de implantação do dia do Bode e outro para honrar Boulos com título de cidadão baiano é até inusitado. Gestão ruim vossa excelência estava quando o liquido de repatriação foi roubado no dia 31 de dezembro de 2016, quando o dinheiro do 13º dos servidores foi roubado, quando houve a emissão de 241 cheques sem fundos e a ausência de processos licitatórios referentes a vários processos de pagamento e que deixou o ex-prefeito FICHA SUJA, quando o Ministério Público Federal (MPF) acionou em 11 de dezembro de 2013 o ex-prefeito por desviar quase 1 milhão da saúde e da educação tendo cometido irregularidades como: pagamento de despesas incompatíveis com os objetivos dos programas federais dos Ministérios da Saúde e da Educação; compra de materiais escolares sem licitação; contratação de transporte escolar e aquisição de merenda escolar sem licitação; aquisição de veículos acima do valor de mercado; ausência de comprovação com gastos; não fornecimento de merenda escolar; fracionamento de despesas; simulação de licitação; emissão de cheques sem fundos; aquisição de bens e gêneros alimentícios para os CRAS que nunca foram entregues; compra de uma ambulância que não foi localizada e saques de recursos sem comprovação de despesas correspondentes. Esse tempo sim a gestão era horrível. E o mais excêntrico é que o senhor era e continua sendo um firme apoiador dessas práticas. O senhor não sabe o quanto me arrependo amargamente de ter instruído minha família a ter votado em você, são por nomes como o seu que o PT se afunda cada vez mais, tão mentiroso como a oposição mentecapta que lhe abastece de informações desacauteladas. Perdeu a noção do heteróclito e ofendeu de maneira acentuada uma grande parcela dos votos que recebeu no município. Exaltar bandidos e corruptos faz jus a bandeira que segue, infelizmente pelo que parece, isso não vai mudar. Sebo nas Canelas Deputado, mais trabalho e menos endrômina, por favor”, escreveu.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DE REPÚDIO AO DEPUTADO ESTADUAL JACÓ, POR DISCURSO PROFERIDO NA TRIBUNA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA EM 16/04/2019

No último dia 16 de abril o Deputado Jacó fez uso da Tribuna da Assembleia Legislativa para levianamente apresentar acusações falsas e infundadas contra o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Gentio do Ouro. Na oportunidade o parlamentar alegou que este Sindicato faz cobranças indevidas e abusivas dos seus associados, sem, contudo, apresentar ou indicar qualquer prova das acusações ali apresentadas, deixando muito claro que estava na casa do povo como mero “menino” de recado dos seus cabos eleitorais no município de Gentio do Ouro.

É lamentável que um parlamentar que representa tão importante região como o território de Irecê e que foi eleito se dizendo representante da Agricultura Familiar se preste ao triste papel de “menino”de recado da politicagem local, deixando, com isso, de cumprir o seu papel de efetivo representante do povo que deveria estar naquela casa reivindicando e propondo políticas públicas que de fato tragam melhorias para a vida do homem e da mulher do campo. Se o nobre parlamentar de fato acompanhasse a vida dos Agricultores e Agricultoras Familiares, saberia o quão é importante o trabalho desenvolvido por todos os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e não se prestaria ao ridículo papel de difusor do ódio e da politicagem existente no município de Gentio do Ouro.

O STR de Gentio do Ouro tem uma diretoria composta por homens e mulheres honradas que jamais fez qualquer cobrança que não esteja de acordo com o que determina os estatutos sociais do Movimento Sindical e a Legislação Trabalhista. Os Agricultores e Agricultoras Familiares filiados a todo e qualquer Sindicato pagam apenas a contribuição assistencial mensal e a contribuição da agricultura familiar que é anual. Não existe e jamais existiu nenhuma outra cobrança em qualquer Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Território de Irecê.

Repudiamos a postura do nobre parlamentar Jacó, ao tempo em que o conclamamos para fazer uma reflexão sobre a sua prática, com a esperança de que este perceba o desserviço que está prestando à categoria de Agricultores e Agricultoras Familiares. É lamentável que no momento de extrema decadência da política, com um presidente que é a representação do ódio e do desrespeito às minorias, o nobre parlamentar se preste a servir de massa de manobra nas mãos de quem não tem compromisso social e acaba por adotar a postura de inimigo do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Por esta razão, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, através do Pólo Sindical de Irecê, repudia todas as declarações apresentadas pelo Deputado Jacó e reafirma a confiança no trabalho de todos os sindicatos a ele filiado, bem como reitera o compromisso de efetiva luta em defesa dos direitos dos Agricultores e Agricultoras Familiares, dizendo não a todo e qualquer retrocesso. 

Irecê, 24 de abril de 2019.

Atenciosamente, Polo Sindical de Irecê e os 23 Sindicatos filiados ao Polo.