Você sabe o que faz o médico de Família e Comunidade?
Lara Pessoa - Médica de Família e Comunidade.
O Médico de Família e Comunidade é um médico para chamar de seu!
Um pouco da história
Você já ouviu falar ou sabia da existência da especialidade médica chamada Medicina de Família e Comunidade? Apesar de muita gente não conhecer, o desenvolvimento dessa especialidade no Brasil iniciou-se na década de 70 (pré-SUS). À época, era chamada de Medicina Geral Comunitária, o que durou muitos anos, passando à Medicina Preventiva Social em alguns lugares e só depois, em 2001, foi nomeada como Medicina de Família e Comunidade (MFC), o que se mantém até os dias de hoje.
Mas vamos ao que interessa: o que faz um médico de Família e Comunidade?
O Médico de Família é o clínico especialista em cuidar das pessoas no âmbito individual e coletivo, da família e da comunidade no contexto da Atenção Primária à Saúde. Ele acompanha as pessoas ao longo da vida, independentemente do gênero, idade, classe social ou possível doença. Atende desde o pré-natal da gestante, a primeira consulta do recém-nascido, crianças, adolescentes, adultos e idosos, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Esse especialista atua para evitar o surgimento de doenças, realizando diagnósticos precoces e ajudando a evitar intervenções excessivas ou desnecessárias.
Ele possui uma escuta qualificada e utiliza a abordagem centrada na pessoa, ou seja, vê o indivíduo de forma integral, como um ser completo, não apenas focando em sinais e sintomas de forma fragmentada. Possui uma visão holística e leva em conta os aspectos biológico, psicológico, socioambiental e espiritual, reconhecendo que a enfermidade também pode estar ligada à experiência de vida da pessoa, por isso, é importante entender suas relações, sua rede de apoio e todos os seus contextos, reconhecendo a singularidade de cada pessoa nos diferentes cenários da sua vida.
E o que é Atenção Primária à Saúde?
A Atenção Primária à Saúde, chamada de APS (onde estão inseridos os Postos de Saúde), é a principal área de atuação do Médico de Família. Nela, mais de de 80% das queixas dos pacientes podem ser solucionadas sem necessidade de encaminhamentos. Configura a porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e é responsável pela comunicação com toda a Rede SUS, organizando o fluxo dos serviços de saúde, dos mais simples aos mais complexos. Tem como ponto principal o cuidado continuado, levando em consideração o contexto em que o paciente está inserido. É pautada pelos princípios da universalidade (acesso universal à saúde, ou seja, para todos, sem distinção), da acessibilidade (facilidade de acesso ao serviço de saúde), da integralidade da atenção (atender a todas as necessidades), da responsabilização, da humanização e da equidade (fazer mais por quem mais precisa).
Evidências científicas internacionais têm comprovado que países que investem um sistema de saúde baseado em uma Atenção Primária à Saúde forte oferece resultados mais eficientes, reduz custos e internações hospitalares, por exemplo, além de proporcionar mais qualidade de atendimento em comparação a outros modelos.
E afinal, o Médico de Família só atende em Postos de Saúde ou ele também atende em clínicas particulares?
O Médico de Família também atua na rede particular em clínicas e consultórios. Ele está apto para exercer suas funções em ambas as redes, seja de caráter público ou privado.
O Médico de Família e Comunidade é um médico para chamar de seu!
Lara C. Pessoa Soares - Médica de Família e Comunidade. CRM 38.176 | RQE 25.246.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!