Xique-Xique no caminho do progresso
Foto: Edson Nogueira
LERROY TOMAZ | No último dia 13 de junho, Xique-Xique completou 94 anos na condição de cidade. Para comemorar a data especial, após um intervalo de dois anos sem festividades em função da pandemia da Covid-19, a tradicional Festa da Cidade voltou a ser realizada pela Prefeitura Municipal, alegrando a população e aquecendo o comércio.
Embora o vírus ainda esteja circulando, a queda no número de casos e de internações, que acontece graças ao avanço da vacinação, tem permitido a flexibilização dos protocolos sanitários e, consequentemente, a realização do festejo. Entre os dias 09 e 12 de junho, artistas locais e nacionais se revezaram numa verdadeira maratona de shows realizados no palco, montado na Praça da Caldeira, no trio, que percorreu a Avenida JJ. Seabra, e no Parque Aquático Ponta das Pedras.
Além da grande festa, que foi considerada um verdadeiro sucesso, a população xiquexiquense também tem outros motivos para comemorar. Isso porque o município vem recebendo grandes obras estruturantes, a começar pela ponte Luiz Felipe de Souza Leão, construída sobre o Rio São Francisco para ligar os municípios de Xique-Xique e Barra, que foi inaugurada pelo Governo do Estado em 03 de dezembro de 2021.
No começo do mês de junho, o Projeto de Irrigação do Baixio de Irecê (ou Baixio da Boa Vista), maior projeto de irrigação da América Latina, localizado em Xique-Xique, foi arrematado no primeiro leilão de irrigação do Brasil, realizado pelo Governo Federal. Com isso, é prevista a conclusão da infraestrutura de irrigação, com a construção de canais, estações de bombeamento e outras obras, o que deve dinamizar ainda mais a economia local.
Outra obra importante para Xique-Xique é o asfaltamento do contorno da cidade, que já está liberado para o tráfego, desafogando o trânsito na área urbana com a diminuição da circulação de veículos pesados. No total, foram asfaltados mais de cinco quilômetros no trecho entre os entroncamentos das BAs 052 e 160.
O desenvolvimento da cidade também passa pelo asfaltamento da estrada que liga a sede até Nova Iguira, povoado que recentemente foi alçado à condição de bairro, tamanha a sua importância. A obra, que será realizada pela Prefeitura Municipal, tende a criar um novo vetor de crescimento para a cidade, além de facilitar o acesso ao próprio Baixio.
As ações dos governos municipal, estadual e federal têm, certamente, chamado a atenção da iniciativa privada, que vem investindo na abertura de comércios e em obras habitacionais de grande porte. A consequência de todos esses investimentos é o fortalecimento da própria cidade, que precisará continuar crescendo e se estruturando para receber o progresso que se aproxima.
Por tudo isso e muito mais, o guerreiro povo xiquexiquense pode se orgulhar dessa terra encantadora que acolhe, inspira e motiva. Certamente, a cidade chegará, em breve, ao seu primeiro centenário com muito mais crescimento e redução de desigualdades, se destacando sempre pela essência alegre e batalhadora de sua gente.
*Texto originalmente publicado na coluna própria do autor no jornal Pagina Revista (versão impressa), na 209ª edição, de junho de 2022.
Um comentário
Márcia Queiroz Rocha
30 de Junho de 2022 às 18:11Excelente texto Lerroy! Parabéns!